water bike
Credito ao texto de Etiene Resende 
para site http://arevistadamulher.com.br

Hidroginástica:

Conheça 10 motivos para começar já!

 

1 .Tratamento de problemas nas articulações. Por favorecer uma melhor utilização das articulações afetadas, reduzindo os riscos de agravamento dos sintomas. Além disso, reduz as dores comuns na osteoartrite e melhorias comprovadas em pessoas com artrite reumatoide.

 

2 . Manutenção da saúde óssea. Tanto no caso das mulheres (principalmente na pós-menopausa) quanto dos homens, os exercícios na piscina contribuem para manter a saúde óssea, prevenindo dos desgastes naturais do envelhecimento.

 

3. Favorece o aumento da resistência muscular. O fato de os exercícios serem feitos dentro da água, que é mais densa que o ar, a hidroginástica age de maneira mais efetiva sobre as partes mais frágeis do corpo, possibilitando um suporte para a massa muscular corporal. Isso faz com que os resultados venham mais rapidamente.

 

4. Ajuda a tonificar os músculos. Para quem pratica outra atividade, como a musculação, por exemplo, e busca melhor definição muscular, a hidroginástica é uma grande aliada, pois ajuda a tonificar os músculos e acelerar os resultados.

 

5. Aumento da flexibilidade. O trabalho na água favorece uma ampliação dos movimentos, sem prejuízo para as articulações. Isso aumenta a flexibilidade do corpo. Este é mais um dos benefícios que interessam a pessoas de todas as idades.

 

6. Fortalecimento do sistema cardiovascular. Há melhorias para o condicionamento cardiovascular, uma vez que os exercícios realizados nas aulas favorecem a frequência cardíaca, mantendo-a em uma taxa bem inferior à dos demais esportes.

 

7. Queima de calorias. Em apenas uma aula de hidroginástica com duração de 1 hora é possível queimar entre 450 e 700 calorias, o que faz dela também uma excelente opção para quem quer perder peso.

 

8. Benefícios para a gestação e parto. Além de promover o bem-estar da gestante durante a gravidez, contribui também para a liberação do hormônio relaxatina, que é importante para as articulações e favorece a abertura do quadril.

 

9. Importante na recuperação pós-cirúrgica. Está mais do que comprovado que a hidroginástica é essencial na recuperação de cirurgias e traumas, tanto que é indicada em casos das mais diversas naturezas. Isso se dá pela segurança oferecida pelos exercícios dentro da água e pela contribuição do fortalecimento muscular na recuperação.

 

10. Favorece o relaxamento. Enquanto as demais modalidades que exigem esforço para a execução dos exercícios, na hidroginástica é o contrário. Só o fato de ser feito dentro da água já garante o relaxamento do corpo e também a mente, com os momentos de descontração que fazem toda diferença.

“É importante ressaltar que toda atividade física deve ser feita com a orientação de um profissional qualificado, mesmo se tratando de atividades mais seguras e de menor impacto como a hidroginástica”, conclui Mateus Oliveira